terça-feira, 31 de agosto de 2021

HISTÓRIA DA IGREJA SB

 História da Igreja e Seus Párocos

Dados extraídos do Livro do Tombo, com termo de abertura pelo nosso Primeiro Bispo Diocesano, D. José Carlos de Aguirre, datado de 19 de março de 1961.

  • Primórdios da Igreja
    • Em maio de 1932, o Monsenhor Domingos Magaldi, Vigário da Paróquia da Catedral de Sorocaba, fundou um Centro de Catecismo, no Bairro de Vila Carvalho, Sorocaba, estabelecido numa casa antiga, onde hoje está instalada a Igreja de São Benedito. Por 22 anos, dedicados catequistas trabalharam neste bairro pela difusão do Evangelho à crianças e adultos.
    • Em 1954, sendo Vigário da Catedral de Sorocaba, o Monsenhor Francisco Antonio Cangro, realizou-se em Sorocaba as "Santas Missões", onde dois redentoristas, Padre Júlio Negrizzollo e Padre Tito Cardoso de Souza, foram designados para evangelização da Vila Carvalho, onde entusiasmados com os frutos colhidos, incentivaram a formação de um grupo interessado em construir uma Capela que fosse ampla, para no futuro constituir uma Paróquia, sendo este grupo constituído pelas pessoas abaixo:

Elia Maria Ruocco Bonito, Dorival Marques, Giovanni Pelllizzoni e Sra., Amadeu Pellizzoni e Sra., Srta. Marina Alves, João Batista Alves, Antonio Cassiano e Sra., Benedito Paes de Almeida e Sra., Mário Moltocaro e Sra., Antonio Bonamim e Sra., Abílio Figueiredo e Sra., Francisco Hoffart e Sra. E outros não identificados.

Com o intuito de incentivar a construção, o Monsenhor Francisco Cangro, no local da futura capela, celebrava missas aos domingos às 8:00 horas.

    • Em 1955, lançou-se a pedra fundamental, em solenidade presidida pelo Cônego Luís de Almeida Moraes, representando o então Bispo da Diocese de Sorocaba, D. Aguirre.

    • Em maio de 1957, segundo o jornal "O Estado de São Paulo" de 12/05/1957, foi inaugurada a capela. Eis a nota: "Foi recentemente inaugurada com cerimônia celebrada por d. José Carlos de Aguirre, bispo diocesano, a capela de São Benedito, construída à rua Osório Maia, bairro Vila Carvalho". 

    • Em 1959, com o Monsenhor Benjamim de Souza Gomes e sob o Coral São Carlos Borromeu, deu-se a festa da cobertura da Capela, que funcionou durante algum tempo como adida à Paróquia da Catedral, recebendo assistência espiritual dos Padres: Monsenhor Francisco Cangro, Cônego André Pieroni Sobrinho, Cônego Sérvulo de Madureira, Monsenhor Antonio Simon Sola e Padre Oswaldo Bazzo.
    • Em 11/02/1961, deu-se a Ereção Canônica da Paróquia de Vila Carvalho, com plena faculdade para Ter Sacrário e Ereção de Batistério e Pia Batismal, consagrada a SÃO BENEDITO DE SÃO FILADELFO, cuja festa, segundo o Martirológico Romano ocorre no dia 04 de abril.

    • Em 19 de Março de 1961, deu-se a posse do primeiro vigário, Padre José Francisco Motta, assinando como testemunhas na Ata da Posse: Antonio Carlos Bonamim, Fioravante Sajo, Amadeu Pellizzoni, Afonso Bonito, Américo Roccon, Francisco H. Hoffart, Ilegível, Júlia T. Motta e Neiva Diniz de Lima.



Um comentário: