JESUS E A VIOLÊNCIA







É a continuação do vídeo da postagem "Judas Iscariotes".

PRIMEIRO VÍDEO:

Mateus 26, 52 ss e Lucas 22, 47 ss



52 Disse-lhe Jesus: Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.

53 Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?

54 Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?

55 Naquela hora Jesus disse à multidão: Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estive ensinando no templo, e vocês não me prenderam!


56 Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram

Lucas 22


 47    Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo.
 48    Mas Jesus lhe perguntou: “Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem?”
 49    Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: “Senhor, atacaremos com espadas?”
 50    E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita.
 51    Jesus, porém, respondeu: “Basta!” E tocando na orelha do homem, ele o curou.
 52    Então Jesus disse aos chefes dos sacerdotes, aos oficiais da guarda do templo e aos líderes religiosos que tinham vindo procurá-lo: Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenham vindo com espadas e varas?
 53    Todos os dias eu estive com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês — quando as trevas reinam.

 54    Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia a distância.

O padre menciona também um trecho anterior:

 35    Então Jesus lhes perguntou: “Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa?” “Nada”, responderam eles.
 36    Ele lhes disse: Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma.
 37    Está escrito: “E ele foi contado com os transgressores”[90]; e eu lhes digo que isso precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir.
[90] Is 53.12
 38    Os discípulos disseram: “Vê, Senhor, aqui estão duas espadas”. “É o suficiente!”, respondeu ele.

SEGUNDO VÍDEO:




João 18, 2: Ora, Judas, que o traía, conhecia também esse lugar porque, frequentemente, Jesus e seus discípulos aí se reuniam. V.3-Judas, então, levando a coorte e guardas destacados pelos chefes dos sacerdotes e pelos fariseus,aí chega,com lanternas, archotes e armas. 4-Sabendo Jesus tudo o que lhe aconteceria, adiantou-se e lhes disse: " A quem procurais?" 5-Responderam:"Jesus, o Nazoreu". Disse-lhes: Sou eu. Judas, que o traía, estava também com eles. 6- Quando Jesus lhes disse 'Sou eu", recuaram e caíram por terra. 7-Perguntou-lhes, então, novamente: "A quem procurais:" Disseram: "Jesus, o Nazoreu". 8-Jesus respondeu: " Já vos disse que sou eu. Se, então, é a mim que procurais, deixai que estes se retirem", 9- a fim de se realizar a palavra que diz: Não perdi nenhum dos que me deste.

Lucas 22,50: 

"E um deles feriu o servo do Sumo Sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. v. 51- Jesus, porém, tomou a palavra e disse: "Deixai! Basta!". E tocando-lhe a orelha,curou-o".v. 52- Depois, Jesus dirigiu-se àqueles que vieram de encontro a ele, chefes dos sacerdotes, chefes da guarda do Templo e anciãos: " Como a um ladrão saístes com espadas e paus? V. 53- Eu estava convosco no Templo todos os dias e não pusestes a mão sobre mim. Mas é a vossa hora, e o poder das trevas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IGREJAS VAZIAS