terça-feira, 13 de junho de 2023

SB, 90 ANOS DE CATEQUESE!


Dona Nina e um catequisando, 1978

Texto publicado pelo antigo jornalzinho da paróquia, o "Caminhando", no mês de maio de 2002,   com o título: 

1932-2002: 70 ANOS DE CATEQUESE!

Isso significa que neste ano estamos comemorando 90 anos de catequese. Veja o relato a seguir: 


"Em maio de 1932, Monsenhor Magaldi, vigário da Paróquia da Catedral, fundou um centro de catecismo no bairro de Vila Carvalho. O catecismo era ministrado em uma casa muito antiga. no mesmo local onde hoje se ergue a igreja matriz. Durante 22 anos, dedicados catequistas trabalharam pela difusão do Evangelho entre as crianças e seus pais. Com o passar dos anos, cresceu a população de Vila Carvalho, acompanhando assim o progresso socioeconômico da cidade.



Nesse ano realizaram-se em Sorocaba as Santas Missões. Dois padres redentoristas foram designados para a evangelização da Vila Carvalho. Entusiasmados com os frutos bons, os missionários incentivaram a formação de uma equipe interessada na construção de uma capela. O vigário orientou a comissão de que o novo templo deveria ser muito amplo para servir de futura matriz. Logo então foi empossada uma diretoria composta de pessoas católicas do bairro, muito interessadas no assunto. A fim de incentivar a população, Mons. Francisco Antonio Cangro começou a celebrar a Santa Missa dos domingos, às 8 h da manhã, no local da futura capela. A primeira preocupação da Diretoria foi adquirir o terreno para a igreja. Donativos e quermesses deram a renda necessária. No ano de 1956 foi lançada a primeira pedra da atual igreja."



Assim está registrado o início da nossa paróquia. Note que nossa comunidade, que começou a ter a catequese em 1932, só teve a missa celebrada regularmente a partir de 1954, 22 anos depois!



Temos em nossa mente quantos catequistas que passaram por nossa comunidade, quantas pessoas que se dedicaram à educação sistemática da fé!



Primeiro, os nossos catequistas tinham aqueles livrinhos de perguntas e respostas dos ensinamentos. Apareceram alguns livros de figuras trazidos pela D. Nina. A Myrna lembra, de sua catequese, o coração do pecado que era escuro e assustador, e o coração do amor, todo bonito, vermelho, cheio de vida! Depois, o Mons. Madureira já indicava caminhos para uma melhor comunicação na catequese. Na década de 70 vieram alguns manuais pós concílio, com a preocupação de uma Igreja mais aberta ao mundo.

Na década de 80, fomos introduzidos na Catequese Renovada, na interação fé e vida, na fidelidade a Cristo, à Igreja e ao Homem. Nesta entrada de milênio, voltamos novamente nossos olhos às necessidades dos nossos catequizandos, enquanto o Brasil revê o conceito de catequese. Catequese não é só coisa de criança, mas também coisa de adulto, para toda a vida! Não existe apenas a catequese entre 4 paredes nos encontros com crianças e adolescentes, mas a catequese pode acontecer em toda a vida comunitária, pois todos precisamos ter uma visão adulta de Jesus Cristo, da Igreja e do ser humano. Com adultos, uma catequese adulta. Este é o pedido da CNBB e o desafio para o novo milênio!



Neste mês de Maria, que Nossa Senhora nos ajude a sermos boa comunidade catequizadora, bons catequistas e bons catequizandos! Que o Espírito de Deus, nesta festa próxima de Pentecostes, nos dê as forças e os dons necessários para a missão catequizadora! Que Deus acolha em seu coração todos os que se esforçaram para a catequese acontecer nos seus 70 anos em nossa paróquia. Toda a nossa gratidão aos catequistas do passado e do presente! Que o futuro nos reserve grandes trabalhos, para a glória de Deus!

Um comentário: